Portal de Conferências (OCS) - Univap, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
IDENTIDADE DOCENTE E MOTIVAÇÃO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
Vanessa Castro Alves, Danielle Luiz da Silva, Maria Eduarda Nogueira da Silva, Vera Lúcia Catoto Dias

Prédio: CEPLADE
Sala: Sala 23 - CEPLADE
Data: 2018-09-04 04:30  – 05:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


A educação em conjunto com a escola e, principalmente o docente, como agente ativo e transformador, todos empenham um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma reflexão sobre a formação de professoras. Para a fundamentação teórica utilizou-se pesquisas bibliográficas e para a coleta de dados foi formulado um roteiro direcionado às professoras. Por meio da análise das informações, selecionou-se três questões com os relatos de duas educadoras. A partir dos resultados, notou-se a relevância social da educação e observou-se que tanto o educador quanto o educando, encontram desafios que tornam complexo o exercício da docência. Entretando, conclui-se que esses percalços instigam as docentes para a escolha profissional e, essencialmente, o poder de modificar a realidade social, as motivam para isto.

Palavras-chave


Educação; Formação docente; Identidade social.

Texto completo: PDF