Portal de Conferências (OCS) - Univap, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE ARTES
Flávia Maria Faria Noronha de Oliveira, Ricardo Martins de Souza, Maria Angélica Gomes Maia

Prédio: CEPLADE
Sala: Sala 19 - CEPLADE
Data: 2018-09-04 04:30  – 05:00
Última alteração: 2018-06-28

Resumo


O presente artigo trata da importância do cinema como estratégia didática para o ensino e aprendizagem da Arte, relacionando esta estratégia às metodologias preconizadas dentro da abordagem construtivista. Buscamos analisar essa estratégia e suas possibilidades de aplicação na construção de saberes que possibilitem a fruição do cinema para uma aprendizagem significativa. E discutir o cinema enquanto linguagem, sétima arte, possibilitando por meio de suas diversas temáticas, linguagens, contextos históricos, cenários, trilhas sonoras, etc., que possibilitam conhecimentos interdisciplinares e tornar-se objeto artístico, especificamente não somente nas aulas de artes, mas suas possibilidades didáticas em todo currículo.


Palavras-chave


Metodologia; cinema; interdisciplinaridade; educação; estratégia didática.

Texto completo: PDF