Tamanho da fonte:
BONS PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS: DE QUEM ESTAMOS FALANDO
Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00 – 06:00
Última alteração: 2018-08-22
Resumo
Compreende-se que a docência requer mais que um conjunto de técnicas executadas com habilidades. É preciso a construção do conhecimento, de sentido, relacionados à prática e ao núcleo do processo educativo: o aluno. Este estudo pretendeu conhecer bons professores de escolas pública e particular, no ensino fundamental (anos iniciais), a partir da visão de seus alunos, os quais apontaram características que levam ao seu reconhecimento como bom profissional da educação. Utilizou-se metodologia qualitativa, com aplicação de questionários aos alunos. As principais características apontadas foram: exigência, domínio de conteúdo contextualizado às realidades que vivem, interesse pela aprendizagem, boa interação com os estudantes. Os resultados indicaram consonância à literatura sobre o tema. Espera-se que este estudo possa ser utilizado como mais uma ferramenta para reflexões, indicando ações que se traduzam em boas práticas educativas, na dinamização da docência e sua consolidação, em que se pesem os diversos contextos educacionais.
Palavras-chave
Alunos; Bons professores; Saberes Docentes; Profissionalização.
Texto completo:
PDF