Portal de Conferências (OCS) - Univap, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
BONS PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS: DE QUEM ESTAMOS FALANDO
Márcia Maria de Castro Buzzato, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


Compreende-se que a docência requer mais que um conjunto de técnicas executadas com habilidades. É preciso a construção do conhecimento, de sentido, relacionados à prática e ao núcleo do processo educativo: o aluno. Este estudo pretendeu conhecer bons professores de escolas pública e particular, no ensino fundamental (anos iniciais), a partir da visão de seus alunos, os quais apontaram características que levam ao seu reconhecimento como bom profissional da educação. Utilizou-se metodologia qualitativa, com aplicação de questionários aos alunos. As principais características apontadas foram: exigência, domínio de conteúdo contextualizado às realidades que vivem, interesse pela aprendizagem, boa interação com os estudantes. Os resultados indicaram consonância à literatura sobre o tema. Espera-se que este estudo possa ser utilizado como mais uma ferramenta para reflexões, indicando ações que se traduzam em boas práticas educativas, na dinamização da docência e sua consolidação, em que se pesem os diversos contextos educacionais.

Palavras-chave


Alunos; Bons professores; Saberes Docentes; Profissionalização.

Texto completo: PDF