Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00 – 06:00
Última alteração: 2018-08-22
Resumo
O trabalho tem como objetivo a investigação das perspectivas atuais de políticas públicas assertivas para alfabetização no Brasil. Dentre esta encontra-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) proposto no ano de 2012, bem como a formação continuada dos professores alfabetizadores. A referida proposta está em vigor desde o ano de 2013, assumido pelo Governo Federal, tendo como principal objetivo atingir à Meta de número 5, explicitada no Plano Nacional de Educação, PNE, para vigência entre os anos de 2013 até 2021, objetivando que todas as crianças estejam alfabetizadas até no máximo: o final do 3º(terceiro) ano do ensino fundamental. As políticas públicas do Pacto visam a integração de programas, recursos materiais, referências curriculares e pedagógicas, cedido pelo Ministério da Educação (MEC), que assegurem o cumprimento desta meta de erradicação do analfabetismo e, principalmente o avanço ao acesso do ingresso das crianças aos 4 anos de idade na educação formal, ações em que se elimine o supracitado índice que ainda assola nosso sistema educacional brasileiro.