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PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PNAIC.
Laryssa dos Santos Flores, Isabella Leal Fontana, Luana Maria Rodrigues, Milena Afonso Domingues, Vitória Paôla Morais Godoi, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Maria Amélia da Silva Alves de Almeida

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


O trabalho tem como objetivo a investigação das perspectivas atuais de políticas públicas assertivas para alfabetização no Brasil. Dentre esta encontra-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) proposto no ano de 2012, bem como a formação continuada dos professores alfabetizadores. A referida proposta está em vigor desde o ano de 2013, assumido pelo Governo Federal, tendo como principal objetivo atingir à Meta de número 5, explicitada no Plano Nacional de Educação, PNE, para vigência entre os anos de 2013 até 2021, objetivando que todas as crianças estejam alfabetizadas até no máximo: o final do 3º(terceiro) ano do ensino fundamental. As políticas públicas do Pacto visam a integração de programas, recursos materiais, referências curriculares e pedagógicas, cedido pelo Ministério da Educação (MEC), que assegurem o cumprimento desta meta de erradicação do analfabetismo e, principalmente o avanço ao acesso do ingresso das crianças aos 4 anos de idade na educação formal, ações em que se elimine o supracitado índice que ainda assola nosso sistema educacional brasileiro.


Palavras-chave


PNAIC; Alfabetização; Política; Educação.

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