Fundamentos da Educação
A 1ª MISSA NO BRASIL: ANÁLISES E REFLEXÕES A PARTIR DAS OBRAS DE VICTOR MEIRELLES E CÂNDIDO PORTINARI. | |
Graziela Maria Oliveira, Thomas Felipe Silva, Kennedy L. R. Machado, Ana Enedi Prince |
A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORANEA E A URGÊNCIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ NA SALA DE AULA | |
Raquel de Souza Martins Lima, Maria Aparecida Ribeiro Papali |
A IDENTIDADE COMO DETERMINANTE NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E EXPRESSÃO INDIVÍDUAL | |
Rodolfo Maciel de Faria, Davi Alexandre de Pistila Souza, Maria Angélica Gomes Maia |
DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS PEQUENAS DO PONTO DE VISTA VYGOTSKYANO | |
Leticia Dias dos Santos Naves, Renata Meneghini |
IDENTIDADE DOCENTE E MOTIVAÇÃO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO | |
Vanessa Castro Alves, Danielle Luiz da Silva, Maria Eduarda Nogueira da Silva, Vera Lúcia Catoto Dias |
HISTÓRIA, MEMÓRIA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | |
Agatha Ferreira Cescon, Cassiele de Carvalho Benetelli, Jéssica Gabriela da Silva, Milena de Cássia Mendes Gonçalves, Mylena Vargas Britto de Oliveira, Poliana Cristina da Silva, Shauana Aghata França do Carmo, Maria Angélica Gomes Maia, Vera Lúcia Catoto Dias |
Planejamento e Avaliação Educacional
A PROPOSTA DO LER & ESCREVER PARA A ALFABETIZAÇÃO | |
Larissa Miranda da Silva Pereira, Flávia Carolina de Paula, Isabella Augusta de Sá Gripp, Isadora Costa Carriço, Jéssica Milena de Sá Silva, Monise Garcia Moreno Cunha, Patrícia Alves da Silva, Maria Angélica Gomes Maia, Vera Lúcia Catoto Dias |
DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Maria Tereza Dejuste de Paula, Silene Fernandes Bicudo, Anamaria Gascon Oliveira, Maria Angelica Gomes Maia, Ana Enedi Prince Silva, Vera Catoto Dias, Anézio Bernardes |
Ensino-Aprendizagem
A ARTE EDUCAÇÃO NA ERA TECNOLÓGICA | |
Jonathas Beck Ramos, Lindsay Caroline de Brito Ribeiro |
A DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES BRASILEIROS | |
Rafaela Komatzu Huayanca, Maria Amélia da Silva Alves de Almeida |
A REALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: O ANALFABETISMO NO BRASIL | |
Eliane Guedes de Souza, Alice Azevedo Gonçalvez, Ana Clara Silva Barbosa, Ana Stefane Simões Goulart Andrade, Beatriz Batista Versuri, Júlia Almeida Silva Pontes do Amaral, Laissa Moris, Louise Verônica Braz Almeida, Raissa Naomi Hashimoto Miyase, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Maria Amélia da Silva Alves de Almeida |
ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE DANÇA DE COREÓGRAFOS CONTEMPORÂNEOS COM BASE NOS CONCEITOS DE LABAN E ARNHEIM | |
Jéssica Monteiro Pinto, Lindsay Ribeiro |
ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O USO DO LIVRO DIDATICO DE HISTÓRIA | |
Natanael Francis Silva, Ana Enedi Prince |
APRENDER RECICLAGEM BRINCANDO | |
Diana Darc Santos, Celenrozi Costa Zaroni |
ARTE EDUCAÇÃO: TODOS SOMOS IGUAIS | |
Rodolfo Maciel de Faria, Elaine Patricia dos Anjos Rivas, Lindsay Caroline de Brito Ribeiro |
ARTE ESPACIAL NO CONTEXTO DA ARTE EDUCAÇÃO | |
Jusmena Fátima Teixeira Gonçalves Fonseca, Maria Angélica Gomes Maia, Lindsay Caroline de Brito Ribeiro |
AUTISMO: COMO TRABALHAR EM SALA DE AULA | |
Brenda de Paula Romão |
BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DA ABORGAGEM PEDAGÓGICA REGGIO EMILIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. | |
Natalia Alkmin, Gustavo Prado, Maria Angélica Gomes Maia |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: UMA APLICAÇÃO NO CÁLCULO DE ÁREAS | |
Rafael Prata de Souza, Sarah de Paula Santos, Paulo Roberto Barbosa |
CASOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA E DE REFLEXÃO DA DOCÊNCIA | |
Dóris Mendes Ramos Siqueira, Maria Teresa de Moura Ribeiro |
DIDÁTICA DO ENSINO DA ARTE: ENTREVISTA COM O ARTISTA | |
Jade Rosa Nunes de Morais, Maria Angélica Gomes Maia, Sinorino Bere de Jesus, Mariane Luci Albertão de Amaral |
ESTUDO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA APLICAÇÃO EM PLATAFORMA INTERATIVA ACADÊMICA | |
Anderson Bartholomeu Oliveira, Erick de Souza Fernandes, Rodolfo Lyu Shimotsu, Antonio Carlos da Cunha Migliano |
FORMAÇÃO CONTINUADA EXITOSA: EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
Ana Cláudia dos Santos, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil |
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL | |
Maria Eugênia Tuan, Adriane Aparecida Moreira de Souza, Valéria Zanetti |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O DESAFIO DE EDUCAR | |
Lívia Lira Guerra, Sara de Almeida Selingardi |
O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE ARTES | |
Flávia Maria Faria Noronha de Oliveira, Ricardo Martins de Souza, Maria Angélica Gomes Maia |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NATIVOS DIGITAIS | |
Laysa Belmont de Farias Araújo Leite, Vicente de Paulo Morais Junior |
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS CANÇÕES POPULARES E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO | |
Roberto Gomes Monção Junior |
A EXPERIÊNCIA DA UNIVAP VIRTUAL NA CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS | |
Camila Monteiro Rodrigues, Silene Fernandes Bicudo, Ricardo Martins de Souza |
Currículo
EDUCAÇÃO PARA MORTE E LUTO NA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | |
Danusa de Almeida Machado, Clarissa Cabianca Ramos, Guilherme Ggryschek, Tatiane Piedade |
Tópicos Específicos de Educação
BONS PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS: DE QUEM ESTAMOS FALANDO | |
Márcia Maria de Castro Buzzato, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil |
ESTUDO COMPARATIVO DOS DOCUMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO: UMA RELEITURA | |
Paloma Lourdes da Silva Braz, Caroline Magalhães, Luciana Aparecida Ribeiro, Vivian de Faria Januário Alves, Bárbara Cynthia Meier Rodrigues, Gislaine Célis Gomes Cavalheiro, Ludimila Vitoria Silva, Vera Lúcia Catoto Dias, Maria Angélica Gomes Maia |
OFICINAS DE CORDEL EM ESCOLAS: QUAIS OS TEMAS ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS? | |
Paulo Roxo Barja, Claudia Regina Lemes |
PROJETO INTERDISCIPLINAR 1: A REALIDADE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS – A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E SUA IDENTIDADE | |
Rafaela Komatzu Huayanca, Ana Laura Santos Costa, Rafaella Beatriz Feijó, Roberta Alessandra Arantes, Tainara Vitória Soares |
QUESTÕES SOCIAIS NA ESCOLA E O JORNAL MURAL: O EXEMPLO DA ESCOLA MATARAZZO. | |
Gabriela Rodrigues Malagutti, Andreia Silva Israel, Katia Zanvettor Ferreira |
COORDENADOR PEDAGÓGICO: ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE | |
Sandra Mara Tavares Rodrigues, Maria Teresa De Moura Ribeiro |
Políticas Públicas na Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL – UM OLHAR LEGAL: DA CONSTITUIÇÃO AO “ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”. | |
Isabel Degen Alendes, Keyla Moraes, Márcia Alves, Anamaria da Silva Martin Gascon Oliveira |
PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PNAIC. | |
Laryssa dos Santos Flores, Isabella Leal Fontana, Luana Maria Rodrigues, Milena Afonso Domingues, Vitória Paôla Morais Godoi, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Maria Amélia da Silva Alves de Almeida |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO | |
Maria Angélica Gomes Maia, Deuselene Correia de Siqueira, Neide Aparecida da Silva |
UM QUINTETO HISTÓRICO E SUA RELAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS E FRACASSO ESCOLAR | |
Vicente de Paulo Morais Junior |
O PAPEL DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EJA II | |
Elaine Aparecida Policarpo |
ACOLHIMENTO NA EJA: A VOZ DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | |
Elaine Aparecida Policarpo |
Apoio: