Portal de Conferências (OCS) - Univap, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS CANÇÕES POPULARES E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Roberto Gomes Monção Junior

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


Objetiva-se, com este artigo, discutir a utilização da canção popular brasileira, em especial as dos anos 50 e 60,como estratégia e recurso para ampliar o conhecimento da variação linguística, como aporte cultural em sala de aula. A metodologia utilizada foi a análise discursiva das canções, o que permitiu a elaboração de metodologia de ensino que oportuniza a articulação da música como um meio dinâmico a ser utilizado dentro do âmbito escolar quanto ao ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio.

Palavras-chave


Canção popular; variação linguística; lLíngua Portuguesa.

Texto completo: PDF