Tamanho da fonte:
ESTUDO COMPARATIVO DOS DOCUMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO: UMA RELEITURA
Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00 – 06:00
Última alteração: 2018-08-22
Resumo
Este artigo tem como tema tecer reflexões sobre o percurso da alfabetização no Brasil, no período compreendido entre os anos oitenta a dois mil, por meio de documentos oficiais que foram um grande divisor de águas e representam em suas concepções as mudanças no cenário da educação brasileira em relação à natureza da alfabetização envolvendo especificamente a didática da aquisição da língua materna, a formação de professores, além de materiais e metodologia. Para um melhor entendimento deste período foram usadas as três propostas expressas: Projeto Ypê (1984), Ciclo Básico (1984) e os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCNs (1997) uma vez que estas foram elaboradas por curriculistas, professores das redes públicas de ensino da época e demais membros da academia. Neste artigo será feita uma análise sobre o quanto estas propostas contribuíram para busca de novas metodologias para a alfabetização no cenário contemporâneo e como o domínio da competência leitora e escritora são elementos de inclusão ou exclusão social.
Palavras-chave
Metodologia; Formação de Professor; Multimeios; Educação.
Texto completo:
PDF