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ESTUDO COMPARATIVO DOS DOCUMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO: UMA RELEITURA
Paloma Lourdes da Silva Braz, Caroline Magalhães, Luciana Aparecida Ribeiro, Vivian de Faria Januário Alves, Bárbara Cynthia Meier Rodrigues, Gislaine Célis Gomes Cavalheiro, Ludimila Vitoria Silva, Vera Lúcia Catoto Dias, Maria Angélica Gomes Maia

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


Este artigo tem como tema tecer reflexões sobre o percurso da alfabetização no Brasil, no período compreendido entre os anos oitenta a dois mil, por meio de documentos oficiais que foram um grande divisor de águas e representam em suas concepções as mudanças no cenário da educação brasileira em relação à natureza da alfabetização envolvendo especificamente a didática da aquisição da língua materna, a formação de professores, além de materiais e metodologia. Para um melhor entendimento deste período foram usadas as três propostas expressas: Projeto Ypê (1984), Ciclo Básico (1984) e os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCNs (1997) uma vez que estas foram elaboradas por curriculistas, professores das redes públicas de ensino da época e demais membros da academia. Neste artigo será feita uma análise sobre o quanto estas propostas contribuíram para busca de novas metodologias para a alfabetização no cenário contemporâneo e como o domínio da competência leitora e escritora são elementos de inclusão ou exclusão social.

Palavras-chave


Metodologia; Formação de Professor; Multimeios; Educação.

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