Portal de Conferências (OCS) - Univap, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O DESAFIO DE EDUCAR
Lívia Lira Guerra, Sara de Almeida Selingardi

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


Um amplo repertório de Habilidades Sociais (HS) tem sido associado ao bom desempenho acadêmico, inclusive de crianças com necessidades educacionais especiais. Além disso, pesquisas indicam as HS como fator de proteção a problemas de comportamento no curso do desenvolvimento infantil. Por sua vez, os professores são importantes mediadores para o desenvolvimento de crianças, especificamente no que se refere às diferentes habilidades sociais que podem ser aprendidas no contexto escolar. Assim, é possível que professores com bom repertório de habilidades sociais, especialmente as educativas, tenham mais competência para sua tarefa de educador, transformando ações do cotidiano em verdadeira educação de crianças. O objetivo deste ensaio, portanto, é apresentar uma proposta de utilização das Habilidades Sociais Educativas (HSE), uma classe específica de HS, como uma tecnologia teórico-prática que pode auxiliar o professor em seu papel como agente educativo. Discute-se algumas implicações desta utilização das HSE para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.


Palavras-chave


Habilidades sociais educativas; professor; sala de aula; desafios.

Texto completo: PDF