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EDUCAÇÃO PARA MORTE E LUTO NA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Danusa de Almeida Machado, Clarissa Cabianca Ramos, Guilherme Ggryschek, Tatiane Piedade

Prédio: CEPLADE
Sala: Sala 19 - CEPLADE
Data: 2018-09-04 05:00  – 05:30
Última alteração: 2018-06-28

Resumo


A Graduação é momento propício para que temas relacionados à educação para morte e luto sejam abordados de forma adequada. Essa revisão integrativa teve como objetivo conhecer a abordagem curricular formal em relação à morte e luto durante a formação profissional dos estudantes da área de saúde. Foi realizada revisão integrativa no MedLine, com a estratégia: Education AND Students, Health Occupations AND Grief”. Dezesseis artigos foram incluídos. Foram adotadas como estratégias de abordagem curricular formal do tema da morte e luto: uso de ritual (cerimonial e visita ao necrotério); utilização de recurso artístico; adoção da técnica do storyboard; uso da encenação e role playing; criação de oficinas/espaços de discussão e reflexão sobre a morte e o morrer. Todas as estratégias apontadas tem pontos positivos de acordo com a literatura. Recomenda-se a realização de estudos com essa temática no nosso meio, e a investigação dos efeitos do currículo oculto na formação dos futuros profissionais da saúde.



Palavras-chave


Educação; Currículo; Pessoal de Saúde; Morte; Revisão.

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