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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: UMA APLICAÇÃO NO CÁLCULO DE ÁREAS
Rafael Prata de Souza, Sarah de Paula Santos, Paulo Roberto Barbosa

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


O objetivo deste trabalho é desenvolver e discutir propostas para aplicação do conteúdo de cálculo diferencial e integral para alunos dos anos finais da Educação Básica, para isso foi necessário realizar uma revisão da bibliográfica sobre o assunto, uma análise de materiais didáticos utilizados nos últimos anos do ensino médio e estudar os conceitos de integral, de modo específico foram desenvolvidas propostas de atividades para introduzir, intuitivamente, o cálculo de áreas irregulares por meio da ferramenta Soma de Riemann, além de apresentar que é possível uma aproximação com uma pequena margem de erros. Certamente é possível uma utilização dos conceitos de cálculo para atrair os alunos, além de criar um leque de ferramentas matemáticas úteis para um possível ingresso no Ensino Superior.

Palavras-chave


Matemática; cálculo; ensino médio; aplicação; integral

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