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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO
Maria Angélica Gomes Maia, Deuselene Correia de Siqueira, Neide Aparecida da Silva

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


O trabalho objetiva demonstrar a importância do Projeto Político Pedagógico/PPP, como agente democratizador da escola pública, buscando identificar como ocorre a prática da construção do PPP na escola. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com gestores locais e análise de dados. Por intermédio do estudo, observou-se que as escolas não possuíam total autonomia, visto que têm de seguir normas ditadas pela Secretaria Municipal de Educação e demais órgãos que nem sempre consideram a realidade local de cada instituição. No entanto, as instituições escolares têm o objetivo de cumprir tais regras e determinações, e compreenderem as formas como trabalhar democraticamente com pais, professores, alunos e comunidade, efetivando, assim, a real participação no processo de elaboração desse documento. O estudo permitiu que entendêssemos como a construção de uma gestão democrática, em todos os âmbitos da escola que a regem é complexa, árdua, porém nós educadores devemos ter essa participação como meta de toda a escola e sociedade que almeja ser de qualidade e democrática.

Palavras-chave


Projeto Político Pedagógico, Escola e Gestão Democrática, Avaliação, Equipe Gestora.

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