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A PROPOSTA DO LER & ESCREVER PARA A ALFABETIZAÇÃO
Larissa Miranda da Silva Pereira, Flávia Carolina de Paula, Isabella Augusta de Sá Gripp, Isadora Costa Carriço, Jéssica Milena de Sá Silva, Monise Garcia Moreno Cunha, Patrícia Alves da Silva, Maria Angélica Gomes Maia, Vera Lúcia Catoto Dias

Prédio: CEPLADE
Sala: Sala 23 - CEPLADE
Data: 2018-09-04 05:30  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


Este trabalho destina-se a expor as expectativas de aprendizagem e alfabetização para os alunos do Ensino Fundamental I, por meio do Programa Ler e Escrever, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo implementado em 2007. No Programa são apresentadas sugestões e metodologias de ensino direcionadas às professoras alfabetizadoras da rede municipal e estadual.  Acompanhado por um material didático composto por: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor Alfabetizador, Volumes 1 e 2; Coletânea de Atividades destinada aos alunos e Cartilha Conversa com os Pais, explicando o Programa para os pais, o Programa parte da hipótese de escrita e planejamentos desenvolvidos e avaliados a partir dos resultados coletados nas sondagens. Com base em dados comparativos dos anos de 2007 e 2017, cujo foco foi compreender, analisar e identificar se o desenvolvimento da competência da lectoescrita foi alcançado e o caminho que esta percorreu.


Palavras-chave


Aprendizagem; Alfabetização; Lectoescrita; Planejamento; Professor.

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