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UM QUINTETO HISTÓRICO E SUA RELAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS E FRACASSO ESCOLAR
Vicente de Paulo Morais Junior

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo resgatar e evidenciar um quinteto histórico presente nas entrelinhas das políticas públicas educacionais, estabelecendo uma conexão com fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que proporcionaram um outro olhar para o mesmo cenário. O quinteto histórico nocivo que compõem o pano de fundo das políticas públicas educacionais brasileiras foi categorizado como: atropelo de medidas legais, o processo de ziguezague, apetite partidário, a pressa e a descontinuidade. Constatou-se que a abordagem científica acadêmica pesquisada abordou políticas públicas educacionais e fracasso escolar em discussões independentes, não estabelecendo, assim conectividade entre ambas. Porém, ao reagrupar e remontar as peças desse quebra cabeça observou-se a necessidade de discutir a temática fracasso escolar devidamente conectada a temática políticas públicas educacionais. Desta forma, a discussão sobre fracasso escolar deve contemplar a política pública que envolve o recorte temporal discutido.

Palavras-chave


Políticas Públicas educacionais; Fracasso Escolar; Quinteto Histórico.

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