Portal de Conferências (OCS) - Univap, V Seminário do Programa de Pós-graduação Planejamento Urbano e Regional

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CITY MARKETING COMO FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ÍCONES URBANOS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Marina Cyrino Forti, Fabiana Felix do Amaral

Última alteração: 2020-03-10

Resumo


Esta pesquisa pretende levantar estratégias de intervenção do capital financeiro (público e privado) no território da cidade, o qual busca destaque na competividade interurbana e atrair investimentos. Fica evidente no espaço urbano que uma delas é a construção de grandes obras e marcos na paisagem, que se dá, em grande parte das vezes, no sistema viário. Com a finalidade de verificar as formas que esse modelo de planejamento urbano vem modificando o território procedemos da análise do Anel Viário e da Ponte Estaiada, grandes projetos viários presentes na cidade de São José dos Campos, cidade localizada no estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho é analisar como se deu o marketing urbano, assim como o discurso ideológico, sobre o Complexo Viário Sérgio Sobral de Oliveira, no momento de transição da “cidade sanatorial” para a “cidade industrial”, e da influência do Arco da Inovação no momento em que a cidade tenta se firmar como polo tecnológico.


Palavras-chave


Marketing urbano; planejamento estratégico; competividade Interurbana.

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