Última alteração: 2020-03-16
Resumo
Estudos sobre morfologia urbano-regional no Brasil indicam as grandes vias, entre outros elementos, como estruturadores e condicionantes do processo de expansão urbana (VILLAÇA, 1998; REIS FILHO, 2006). No cenário nacional as principais rodovias construídas durante o século XX ganharam notoriedade ao exercerem um papel condicionante de regionalização e urbanização de algumas das principais cidades brasileiras. Entendendo a importância dessas infraestruturas regionais atuando como verdadeiras vias de regionalização (VILLAÇA, 1998) foi realizado o estudo sobre a compreensão da organização territorial e do planejamento urbano-regional dos municípios localizados no Eixo da Rodovia Presidente no Vale do Paraíba Paulista na tese intitulada “A Rodovia Presidente Dutra como elemento estruturador e a desarticulação da urbanização do Vale do Paraíba”, defendida pelo autor no mês de março de 2019. Nesta tese foram exploradas as relações entre a construção e modernização da Rodovia Presidente Dutra atuando como um elemento definidor da organização territorial regional e na atual formação da rede urbana composta por dezesseis municípios, a considerar Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Roseira, Potim, Aparecida, Canas, Cachoeira Paulista, Lorena, Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz. A análise do território usado ao longo dos municípios do Eixo permitiu averiguar a ocorrência de uma articulação/desarticulação espacial voltadas ao uso e ocupação do solo urbano (EMPLASA, 2010), que revelou a presença de uma seletividade espacial (SANTOS, 2003) que contribui para a existência de heterogeneidades socioespaciais. Neste contexto de um território usado de modo desigual foi proposta a análise dos usos e ocupações do solo urbano. Destes usos, os voltados para a habitação em um processo de urbanização dispersa (REIS FILHO, 2006, EIGENHEER e SOMEKH, 2017), revelaram a presença de uma desarticulação espacial. Outros usos do solo voltados as atividades integradas ao sistema mundial hegemônico, apresentam-se articulados e seletivamente localizados as margens da rodovia do Eixo. Neste resumo foi realizada uma breve leitura da tese, apresentando de modo sintético sua estrutura com ênfase na hipótese, objeto da pesquisa, problemas, metodologia e resultados obtidos.